Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista EMPRAD?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Formatação do trabalho ( Relato Técnico)

Template padrão para envio

– Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);

– Orientação do papel: retrato;

– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;

– Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;

– Alinhamento: justificado;

– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.

– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;

– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;

– Formato do arquivo: WORD;

– Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.

– O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo a página de identificação, o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.

Estrutura sugerida (Relato Técnico)

O relato técnico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas.

Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:

  • Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;
  • Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;
  • Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.

O relato técnico segue o formato de um artigo acadêmico curto (mínimo 7 e máximo 16 páginas), incluindo ilustrações e referências.

Conteúdo da primeira página do trabalho:

  • Título do trabalho: letras maiúsculas, centralizado;
  • Resumo: em português, texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Deve conter objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido;
  • Palavras-chave: no mínimo três (3), no máximo cinco (5);
  • Abstract: deve ser registrado nos mesmos parâmetros do resumo em português;
  • Keywords: devem ser registradas nos mesmos parâmetros das palavras-chave em português.

Conteúdo da segunda página do trabalho, em diante (parte textual):

Para a parte textual do relato técnico (segunda página em diante), recomenda-se a seguinte estrutura (Biancolino, Kniess, Maccari, & Rabechini Jr., 2012):

  • Metodologia: deve-se explicar detalhadamente como foi feito o relato técnico, ou seja, se foi executado apenas com base na experiência profissional e prática do aluno/pesquisador, ou se outras interações/participações (de outros profissionais) foram necessárias para se atingir o objetivo do relato técnico. Cabe destacar, quais foram as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema, qual o tipo de abordagem foi utilizada (observação direta, participação direta, etc). Faz-se necessário deixar claro o problema a ser relatado.O método deve levar em conta informações primárias e secundárias que precisam ser qualificadas.
  • Referencial Teórico: Deve ser apresentado um referencial teórico, relacionado com a intervenção feita na organização em questão. Este referencial serve para enquadrar o relato do ponto de vista teórico e propiciar comparações com a teoria existente.
  • Introdução: A introdução deve apresentar o contexto e/ou a situação-problema do estudo. Deve ser breve e clara, explicitando do que se trata o relato apresentado, qual intervenção foi feita na organização e o que será analisado, explicitando o problema a ser resolvido / relatado. Deve-se deixar claro ao leitor o objetivo do relato e como foi feita a pesquisa ou como os autores interpretaram as informações para se chegar ao relato. Convém mostrar a sequência de seções do relato.
  • Resultados Obtidos e Análise: Deve conter: Caracterização da organização e do problema analisado; Tipo de intervenção e mecanismos adotados; Descrição dos resultados obtidos, Análise dos resultados pelos autores, Confronto com a teoria revisada no referencial teórico. Quais as contribuições mais relevantes para os tópicos abordados no relato. Deve ser incluída sua relevância para outros casos similares e que tipo de ensinamento profissional esta experiência relatada deve ser socializada na comunidade de profissionais.
  • Conclusões/Considerações finais: deverá mostrar ao leitor argumentos de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente. Cabe aqui apresentar propostas para empresas /projetos que encontrem situações semelhantes à descrita. Os aspectos que limitaram o trabalho devem ser mencionados. Por fim, novas ideias de relatos ou de trabalhos de natureza técnica/profissional devem ser explicitadas.
  • Referências

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.